Siga o TUDO SOBRE CONTROLE NEURAL no facebook, no instagram e no twitter
Fonte da imagem: Universidade da Califórnia
Fetos já são destros ou canhotos. Sabe o que isso quer dizer? Até hoje se pensava o contrário, ou seja, que a ativação maior de um hemisfério do córtex motor faria a criança preferir escrever com a mão direita ou esquerda. Mas agora parece que o que acontece é o contrário: a criança ser destra ou canhota faz o hemisfério do cérebro daquela mão se tornar dominante.
Neurônios do córtex motor esquerdo fazem sinapse com neurônios motores na medula espinal que estimulam a contração nos músculos da mão direita para que um movimento da mão direita aconteça. Em 1985 e 1991 neurocientistas observaram que os fetos humanos usam mais a mão direita ou a esquerda, ou seja, tem preferência manual. Até aí ok, mas o impressionante é que isso acontece no período da gestação antes dos neurônios do córtex motor terem sinapses com neurônios da medula espinal que geram o movimento. Então, não havia ainda explicação de como isso era possível pela tecnologia existente na época.
Neurocientistas alemães, holandeses e sul africanos observaram agora algo que pode explicar isso. Eles observaram que o uso da mão preferida influencia a ativação de genes que estão ligados com a preferência manual. Esses resultados sugerem que ser destro ou canhoto molda as sinapses do córtex motor cerebral direito ou esquerdo com os neurônios motores da medula para se desenvolverem mais no futuro e manterem essa mão dominante.
Para saber mais: