É possível transmitir Alzheimer de uma pessoa para outra

Siga o TUDO SOBRE CONTROLE NEURAL no facebookno instagram e no twitter

Por Laiali Chaar 

_85434840_m1080437-sectioned_brains_alzheimer_s_disease_vs_normal-spl

Crédito da Imagem: Alfred Pasieka/ Science Photo Library – À esquerda encéfalo com Alzheimer com diminuição da massa encéfalica e à direita encéfalo normal

      É possível transmitir a doença de Alzheimer de uma pessoa para outra, de acordo com um estudo feito por cientistas da University College de Londres publicado ontem na revista Nature. Não é possível adquirir  Alzheimer por cuidar de alguém com a doença. Mas a transmissão pode ocorrer  em situações inusitadas envolvendo exposição direta ao tecido cerebral como neurocirurgias através de material cirúrgico contaminado. A contaminação faz com que haja deposição de proteína amilóide que causa Alzheimer no cérebro de outra pessoa afetando ao longo dos anos a memória e o raciocínio.

       Entre 1958 e 1985 pessoas com baixa estatura receberam hormônio de crescimento extraído da glândula pituitária, também chamada de hipófise, que se localiza na base do encéfalo. Essa hipófise era retirada de cadáveres. Estes cientistas estudaram cérebros de pessoas após a morte e observaram que pessoas que receberam injeção deste hormônio de crescimento quando eram crianças, 30 anos depois apresentavam depósito de proteína amilóide no cérebro que causa Alzheimer e problemas de memória e pensamento. Os pacientes tinham idades de 36 e 51, ou seja, jovens demais para apresentar a doença de Alzheimer. Esses resultados sugerem que Alzheimer possa ser transmitido em procedimentos invasivos como uma neurocirurgia.

Para saber mais:

Jaunmuktane Z, Mead S, Ellis M, Wadsworth JDF, Nicoll AJ, Kenny J, Launchbury F, Linehan J, Richard-Loendt A, Walker AS, Rudge P, Collinge J,  Brandner S. Evidence for human transmission of amyloid-β pathology and cerebral amyloid angiopathy. Nature 525, 247–250 (10 September 2015). 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s