Como é possível ver imagens nos nossos sonhos?

Siga o TUDO SOBRE CONTROLE NEURAL no facebookno instagram e no twitter

 

Por Laiali Chaar 

00123zzzz

      Como é possível ver nossos sonhos e eles parecerem tão reais? Como o cérebro consegue ver nossos sonhos? Um artigo publicado há duas semanas na revista Nature desvendou parte deste mistério. Os pesquisadores mostraram que a atividade dos neurônios durante os sonhos é acontece na mesma intensidade de quando estamos acordados olhando para algo novo. Incrível, não?! Além disso, essa atividade cerebral não aparece quando estamos acordados em uma sala totalmente escura. Isso sugere que o cérebro realmente “vê” os sonhos acontecendo. Isso é surpreendente porque mostra que nosso cérebro não descansa durante os sonhos. Ele forma realmente as imagens que nós vemos, como se estivéssemos vendo de verdade. É a primeira vez que isso é mostrado por uma pesquisa científica.

       Durante os sonhos, apenas a atividade muscular é suprimida para que não realizemos nossos sonhos. Ainda bem, imagine se uma pessoa pulasse da janela toda vez que sonhasse isso.

            Normalmente, a atividade cerebral é medida de uma maneira não-invasiva por eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Mas, os investigadores da Universidade de Tel Aviv em Israel gravaram a atividade do cérebro com eletrodos dentro do cérebro de pacientes com epilepsia. Esses eletrodos foram implantados no lóbulo temporal, uma região do cérebro que tem atividade associada à consciência visual. Participaram do estudo pacientes que não melhoraram depois de um tratamento com medicamentos para mapear sua atividade cerebral e estudar a necessidade de uma cirurgia.

        Sonhos são o maior mistério da pesquisa científica sobre o sono. Sigmund Freud, tinha a teoria de que a função de sonhar é expressar os desejos não realizados. Em 1953, o pesquisador americano Eugene Aserinsky percebeu que seu filho de oito anos tinha movimentos oculares rápidos durante o sono. Esses movimentos oculares sugeriam que existia atividade cerebral durante o sono.

      Pessoas que apresentam cegueira desde o nascimento têm movimentos oculares mas não existe nenhum conteúdo visual em seus sonhos. Então, a função desses movimentos oculares durante os sonhos era totalmente desconhecida. Esse artigo da revista Nature nos dá alguma ideia sobre isso. O artigo revela que os movimentos oculares ativam áreas cerebrais da visão. Já sabíamos que o sono é importante para o descanso e o rejuvenescimento, mas é provável que ele tenha outras funções importantes também.

       Na vida cotidiana, quando vemos as coisas, nossos olhos e o nosso cérebro recolhem e processam a informação do campo visual para dar significado. Durante os sonhos, de alguma forma, nós processamos informações que foram ignoradas enquanto estávamos acordados, mas que precisam ser mostradas durante os sonhos. Assim, de alguma forma, Freud estava certo desde o início.

Para saber mais:

Andrillon T, Nir Y, Cirelli C, Tononi G, Fried I. Single-neuron activity and eye movements during human REM sleep and awake vision. Nat Commun. 2015 Aug 11

Anúncios

Uma consideração sobre “Como é possível ver imagens nos nossos sonhos?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s