Quem lê mais vive mais, se torna uma pessoa melhor e mais compreensiva, mostram estudos

Siga o TUDO SOBRE CONTROLE NEURAL no facebookno instagram e no twitter

Por Laiali Chaar

 

Neurociência em um minuto ♥️💀 Tema de hoje no Dia do Livro: a Neurociência do livro ♥️📚

Você já indicou para o seu paciente com lesão neurológica ler uma poesia ou um livro? Indique porque estimula a neuroplasticidade ♥️💀

E meia hora de leitura por dia já é suficiente para viver mais 😍❤️>>> Essa vai especialmente para os livrolovers de plantão 🙋🏻💜

Você leu o Harry Potter em três dias?! 🤓📚💚 Que bom porque neurocientistas da Universidade de Yale descobriram que gostar de ler está associado a viver mais.

Eles estudaram por 27 anos o hábito dos americanos. E descobriram que os não leitores haviam morrido mais cedo do que os leitores e bem mais cedo do que os super leitores.
Aí você pode pensar: mas isso é óbvio porque quem lê mais tem uma classe social mais elevada e maior nível educacional. Então se previne e tem mais cuidados médicos do que quem não lê. Aí que está a surpresa os resultados não tem a ver com classe social ou educação. Então pode ser que a leitura tenha efeitos no cérebro e influencie na causa das doenças.
Quem lia até 3h30 por semana, segundo o estudo, tinha 17% menos chances de morrer antes dos 62 anos do que quem não lia nada.
Mas atenção não adianta ler aquele tutorial de como fazer brigadeiro ou o último babado forte do mundo dos famosos porque isso só funciona com livros. As pessoas que liam apenas jornais ou revista mesmo que fosse muita leitura não tiveram mais anos de vida do que os que liam livros.
De acordo com outro artigo da revista Science quem lê livros trabalha a inteligência emocional, empatia e compreensão com outras pessoas. Essa é uma habilidade importante para treinarmos em todas as nossas relações.
Então, bora se acabar no Dom Casmurro no fim de semana 🤓📚💚

 

Para ler os artigos originais acesse: 

Bavishi A, Slade MD, Levy BR. A chapter a day: Association of book reading with longevity.  Soc Sci Med., v. 164, p. 44-48, 2016. 

Kidd DC, Castano E. Reading literary fiction improves theory of mind. Science., v. 18; 342(6156), p. 377-80, 2013.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s